Marketing digital se define como ações de comunicação em que as empresas podem se utilizar, por meio da Internet e outros meios digitais, para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua imagem e rede de relacionamentos.
O marketing digital é a prática publicitária de promover quaisquer produtos ou serviços por meio de canais de distribuição eletrônicos de alta propagação, com o intuito de chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
A estrutura dele é baseada na utilização das tecnologias de informação e comunicação desde o processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, até a gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e definir o seu público-alvo.
Como a Internet é o principal meio de comunicação atualmente, muitas pessoas utilizam-se desta ferramenta, afinal, hoje em dia, criar ações de marketing digital e estar presente na Internet já não é mais um artigo de luxo para as empresas, tornou-se uma necessidade.
Apesar disso, muitas empresas, pequenas e médias, ainda têm a ideia de que fazer marketing digital é apenas para grandes empresas, entretanto, esse tipo de ação é bem mais barata do que as ações de marketing tradicionais como as propaganda na TV, em rádio ou em revistas.
Além disso, as ações de marketing digital podem ser acompanhadas e reformuladas conforme o andamento da campanha, em tempo real. Coisa que é praticamente impossível nas campanhas de marketing tradicional por ser uma via unilateral de comunicação.
Utilizar-se do marketing digital como forma de divulgação pode ser um grande diferencial de crescimento para uma empresa. Afinal, os jovens estão cada vez mais conectados e utilizam cada vez mais a Internet para buscar informações sobre serviços e seus produtos preferidos.
Esses novos consumidores são dinâmicos e não gostam de perder tempo. Não gostam de fazer ligações para tele atendimento, preferindo, inclusive, um chat on-line ou um fórum no site do fabricante para esclarecer suas dúvidas sobre os produtos e serviços.
As ações de marketing digital visam obter um maior número de clientes para a empresa, seja por meio do marketing de busca, ou por marketing de relacionamento. Deixando os clientes satisfeitos com rapidez, a divulgação positiva da marca nos meios digitais, é consequência.