Comece seu site pelo Mapa do Site

Já vi alguns projetos se tornarem um problema por falta de planejamento. Quando digo planejamento, não me refiro a passar meses criando documentos, levantando dados, entrevistando o cliente etc. Me refiro ao mínimo possível de estudo antes de inciar um projeto.

A maioria dos projetos são iniciados de forma completamente errada. Ainda no Brasil, o usuário de internet têm ficado em segundo plano, ainda estão dando muita atenção para besteirinhas voando na tela do que para a informação, que no final das contas é o que o usuário quer, mas isso é conversa para um outro post.

Muitas agências iniciam o processo de criação de sites da seguinte forma:

  1. Um designer desenha a home e algumas páginas internas (layout);
  2. O cliente aprova (ou não) o layout;
  3. Se o cliente aprovou, o processo de codificação é iniciado.

Nos 3 passos acima, já conseguimos encontrar diversos problemas. O layout é a última coisa que deveria ser pensada na construção de um site. Imagine que você estivesse construindo uma casa, você definiria antes os cômodos, criaria a planta e depois pensa na cor da parede.

É necessário definir antes alguns setores que o site terá em sua primeira versão, e a maneira mais fácil de se fazer isso é iniciar pelo mapa do site, que geralmente é deixado por último. Um exemplo simples de mapa do site seria:

  • Página inicial
  • Sobre a empresa
  • Blog
  • Serviços
  • Trabalhe conosco
  • Entre em contato

Você deve ter a absoluta certeza que terá conteúdo para ser publicado em todos os itens citados no mapa do site, se não tiver, remova-o, não há espaço mais na web para páginas “Em construção”. Isto é um planejamento básico, é o mínimo que deve ser feito antes de iniciar o site.

Após levantar as seções básicas, deve ser feita uma breve descrição para cada setor:

  • Página inicial:
    A página inicial deve ter um banner em flash, onde serão apresentados algumas telas de destaques do site…
  • Sobre a empresa:
    Texto institucional sobre a empresa…
  • Blog:
    Fazer o link para o blog WordPress http://www.enderecodoblog….
  • Serviços
    Criar uma página específica para cada serviço onde o usuário possa indicar para um amigo…
  • Trabalhe conosco
    Formulário com os campos nome, e-mail, grau de escolaridade…
  • Entre em contato
    Criar um formulário eletrônico que envie um e-mail para email@dominio…

Com a descrição feita e validada pelo cliente, envie tais informações para o designer e peça para que ele crie um layout baseando-se apenas nestas informações. Procure criar diretrizes para seu designer, para que ele não faça algo que possa inteferir na produtividade do site, alguns designers não sabem que ainda existem uma série de limitações técnicas na hora de desenvolver. Procure sempre por designers que trabalham com (X)HTML, CSS e até mesmo Javascript, este tipo de profissional sabe até onde pode ir.

Finalizando o layout, quem deve aprovar inicialmente não é o cliente e sim quem vai codificar o site e também o gerente de projetos, que fez a descrição do site (baseada no mapa do site). Ocorre muitas vezes um furo neste processo, e o programador recebe as telas já aprovadas pelo cliente. Isso pode comprometer o projeto, pois se houver alguma limitação dentro daquele layout que não puder se implementada a tempo (ou em alguns casos nem podem ser implementadas), o cliente provavelmente vai exigir que o site esteja exatamente daquela forma.

Concluindo, invista um certo tempo pensando antes de sair desenhando no Photoshop a cara do seu site, faça o mapa do site antes, pense de forma simples, na maioria dos casos, menos é igual a mais.

*Flávio Torelli foi Analista de Sistemas na agência Publiweb Marketing Digital.

 


<< voltar