Pesquisa é fundamental para o planejamento da otimização de sites

Conheça melhor o consumidor, o mercado e a concorrência que afeta seu negócio

Dentre as ações de marketing digital, a pesquisa online talvez seja a principal. Conhecer melhor o consumidor, o mercado de atuação de seu negócio, as empresas concorrentes e a mídia são indispensáveis na hora da otimização de sites.

Usar as informações que já existem na internet ajuda criar uma inteligência digital para sua empresa. Com algumas dicas é possível fazer uma otimização de sites eficiente e que gere os resultados esperados.

Primeiro faça uma pesquisa de opinião on-line baseada em pelo menos três perguntas chaves e que sejam um diferencial competitivo para seu negócio. Depois implemente a pesquisa nas mídias sociais para obter respostas, não esqueça de utilizar palavras chave. Por fim, organize todo material coletado e tire as conclusões para definir as estratégias da otimização de sites.

Também é importante realizar uma pesquisa de mídia na Internet para saber quais os blogs, sites e fóruns afetam seu negócio e o seu consumidor. Faça uma lista destas mídias e interaja com elas por meio de publicidade, envio de release ou até mesmo marketing viral. Fique atento também a concorrência, entenda quais as ações que estão fazendo na web e como estão posicionados no Google.

Uma última dica para o sucesso da otimização de sites é estar sempre antenado em tudo que esteja relacionado às palavras chaves do ramo de atuação da sua empresa. Para isso existem serviços de clipping eletrônico, gratuito ou pago, que vão mostrar todas as notícias que circulam pela internet que abordem estas palavras.


<< voltar