Navegabilidade é fundamental para uma boa otimização de sites

Ajude seu visitante a encontrar rapidamente o que deseja.

De nada adianta estar entre os primeiros colocados na busca do Google, se ao entrar no site de sua empresa o visitante não consegue encontrar o que procura e desiste da busca. A otimização de sites para ser realmente eficiente deve atrair o consumidor para a página principal e fazer com que ele navegue pelas páginas internas.

Um sitemap é uma boa alternativa para ajudar o visitante em sua busca. Uma página normal do site, mas que vai apresentar toda a estrutura das páginas internas em uma lista hierárquica. Embora o sitemap seja bom para a otimização de sites, já que os mecanismos de pesquisa também visitam esta página ao rastrear seu site, ele deve ser destinado aos usuários.

Evite links de navegação complicados e estruturas demasiadamente sem conteúdo. Nenhum visitante vai gostar de fazer milhares de cliques para chegar ao conteúdo que lhe interesse. Com links internos eficientes é possível evitar este problema.

Usar texto para navegação também é importante para a otimização de sites. Os links de texto na barra de navegação ajuda os buscadores rastrearem e compreenderem o site. Alguns usuários também preferem esta abordagem, especialmente em dispositivos que não aceitam Flash ou JavaScript.

A navegação estrutural, também conhecida como breadcrumbs, é uma fileira de links internos na parte superior ou inferior da página que permite voltar ao ponto anterior ou passar para próxima página. Geralmente o primeiro link é da página inicial e depois seguem os mais específicos.

Para finalizar algumas dicas fundamentais para que a otimização de sites gere os resultados esperados crie uma página de erro 404 útil, ou seja, em caso do visitante digitar um link quebrado ou por escrever URL errada, esta página sugere páginas alternativas para que ele se mantenha conectado ao seu site.

Consulte os profissionais da Publiweb Marketing Digital e descubra como melhorar ainda mais seus resultados de otimização de sites. Invista em conteúdo e navegabilidade e mantenha o consumidor sempre perto de seu negócio.


<< voltar