Storytelling, importante conceito do marketing digital

Fazer marketing é contar uma boa história. Esse conceito não muda no ambiente online. Ao contrário, um importante conceito do marketing digital é o Storytelling, que significa justamente isso, contar história.

Na prática, significa organizar seus fatos reais formando uma estrutura de história atrativa e trabalhar os elementos e mensagens que compõem a história , seguida seguida de obras narrativas. A técnica consiste em agregar significados emocionais aos elementos técnicos por meio de um contexto relevante.

Como fazer marketing digital usando a técnica Storytelling.

Uma estratégia de marketing digital utilizando o Storytelling consiste em criar uma história com começo, meio e fim. Entretanto, essa história não pode ser contada de uma só vez. Ela deve ser dividida ao máximo, com pontos de curiosidade que levam o público à buscar mais informações e saber como ela termina.

Outro ponto necessário é a divisão dos canais que contam essa história. Fazer o público migrar das redes sociais para sites, de sites para as mídias de massa, das mídias de massa para as redes sociais novamente é o que determina o sucesso desta ação de marketing digital.

Cada uma dessa mídias tem sua função bem definida na estratégia de marketing digital. As mídias de massa podem ser usadas para alavancar uma história que começou nas redes sociais e voltará para ela através do compartilhamento e da repercussão dada pelos usuários.

O pulo do gato da utilização do Storytelling no marketing digital é justamente fazer parecer espontâneo. E de certa forma é. Afinal, os usuários não vão fazer seu papel se a história não for interessante. Apesar de ser uma história criada com princípio, meio e fim muito bem planejados, a sequencia de fatos é que tem que parecer orgânica.  É isso que a tornará interessante e dará ao público a sensação de estar moldando a história junto.


<< voltar