Resultados Eficientes com Web Intelligence

A explosão das vendas online e das iniciativas em marketing digital trouxe muitos desafios para as companhias. Atualmente, faz parte da estratégia de sobrevivência e sucesso de qualquer empresa ter foco em análises de Web Intelligence, uma vez que o mercado atual é a Internet.

Todavia, a web pode parecer um tanto nebulosa as vezes. Enxergar através da névoa e obter toda a compreensão é tarefa para profissionais competentes e antenados com os direcionamentos que o mercado acaba tomando. Assim entra no cenário a Web Intelligence.

Web Intelligence, de uma forma mais ampla, é a soma dos objetivos de um website. Que podem ser vender produtos ou serviços; publicar conteúdo informativo; gerar e fornecer banco de dados; criar comunidades e uma série de outras metas estipuladas no planejamento.

Atingir qualquer um desses objetivos depende exclusivamente de como os visitantes se comportam e interagem com o site acessado. Web Intelligence, nesse aspecto, não significa ter milhões e milhões de Page Views somente. Pensar assim é quase como rasgar dinheiro.

O profissional de Web Intelligence deve ter em mãos a responsabilidade de transformar dados em decisões estratégicas. Além disso, espera-se desse executivo que seja simpático a novas tecnologias e possua pensamento analítico. Para isto, é importante ter conhecimento em:

• Web Analytics;
• Data Warehousing;
• Ferramentas de B.I;
• Branding;
• Posicionamento de produto/marca;
• Website design;
• Database marketing.

Assim, é possível entender que, para atingir o sucesso de qualquer campanha online é necessário definir as métricas no início, ter uma gestão de desempenho eficiente e medir tudo o que puder, desta forma, o serviço de Web Intelligence aparece com papel fundamental.

Entendendo a base do Web Intelligence, é interessante conhecer os dois principais pilares nos quais esse serviço se fundamenta:

Web Analytics – Que é a medição, coleta, análise e a comunicação dos dados de internet com o objetivo de compreender e otimizar o uso da web, segundo a definição da Web Analytics Association (WAA).

Business Intelligence – Que é a coleta organizada, o processamento, a análise, a disseminação e o uso desses dados para fornecer informações críticas aos responsáveis por tomar as decisões nas empresas.

Além disso, é importante considerar uma consultoria especializada em Mobile Analytics, que preste serviços que vão desde a correta implementação de códigos para mensuração até a análise dos visitantes e resultados nos sites para dispositivos móveis.


<< voltar