Resultados com Marketing Digital

A mudança de cultura pode ser o primeiro passo para um projeto de Marketing Digital de Sucesso.

Quando falamos sobre Marketing Digital, é comum pensarmos em empresas e marcas modernas com público jovem, voltado à produtos e serviços relacionados à tecnologia. O pensamento de que marketing digital e loja virtual estão obrigatoriamente relacionados também é bastante frequente, porém, não é verdadeiro.

Uma indústria pode melhorar muito seus resultados através do marketing digital, sem necessariamente vender seus produtos online. A troca de um simples site institucional para uma ferramenta de experiência do público com sua marca, ou mesmo um software que melhora o relacionamento com distribuidores e amplia o alcance de suas atividades a regiões não atendidas anteriormente tem mudado a cultura dos industriais, antes reféns de suas revendas e distribuidores.

Prestadores de serviços também sentem os benefícios de um projeto de marketing digital bem construído, ampliando sua captação de leads, vencendo barreiras físicas e mudando até mesmo o seu modelo de negócio.

Exemplo de projeto de Marketing Digital aplicado.

Um prestador de serviços da área médica atendia exclusivamente a RMC (Região metropolitana de Campinas) com sua força de vendas formada por uma equipe de 12 operadores de telemarketing que trabalhavam listas de interessados obtidas em palestras patrocinadas pela empresa.

O volume de avaliações clínicas atingido era bastante alto, porém o índice de fechamento e o tícket médio não eram satisfatórios, considerando os custos das palestras e da equipe de vendas. Em resumo, a empresa trabalhava em um ritmo alucinante com baixa lucratividade.

O projeto de marketing digital dessa empresa transformou o conteúdo das palestras em diversos materiais online, como vídeos, textos, entrevistas e apresentações interativas.
O site da empresa, que antes era apenas institucional, se transformou em uma ferramenta de captação de leads com abrangência nacional. A equipe de 12 operadores foi reduzida para apenas 2 consultores com melhores salários e comissionamentos. O número de avaliações diminuiu em 83%, mas o índice de fechamento passou de 9% para 75% com tícket médio aumentado em 450%. O ritmo de trabalho, antes caótico, tornou-se moderado e o nível de qualidade e excelência melhorou de forma significativa.

A empresa saiu da concorrência alta que existe em seu nicho na região física e passou a ofertar apenas seus serviços de nível prime para um público carente de atendimento, em regiões mais distantes que não tem concorrência com esse nível de serviço. O projeto de marketing digital possibilitou inclusive a profissionalização da área comercial, abrindo caminho para expansão e criação de uma marca forte e filiais justamente nas regiões onde a captação de leads é mais intensa.


<< voltar