Relações Públicas e Marketing Digital

rp-marketing-digitalPara entendermos melhor a Relações Públicas dentro do marketing digital é importante primeiro lembrar que na Internet não existem segredos. As vistas são reproduzidas na velocidade da luz.

No mundo existem segredos Netizen. O mal ou o bem que é dito através da Web permanece lá, a memória persiste sendo escrito a caneta.

Em um estudo publicado recentemente pelo Conselho de Política Digital, revela que 75 por cento dos chefes de estado de vários países estão presentes no Twitter. Em 2010, esse número foi consideravelmente menor, com apenas 20 por cento. O marketing digital acaba se tornando uma ferramenta fundamental para campanhas políticas que tinham como foco na imprensa tradicional e hoje, com a internet, precisam interagir diretamente com os eleitores através das mídias sociais.

Barack Obama, com quase 25 milhões de seguidores no Twitter, é a plataforma política mais popular. No Facebook, 35 milhões de seguidores Presidente ler atualizações a partir do país vizinho.

Para falar da forte presença do Presidente dos Estados Unidos em redes sociais, devemos nos referir a suas campanhas presidenciais de 2008 e 2012. Duas campanhas de marketing digital que marcaram o caminho.

The Washington Post disse que Barack Obama era o rei das redes sociais e do marketing digital político na campanha na eleição presidencial de 2008. Foi um dos primeiros candidatos a ter perfil nas principais redes sociais.

As opiniões e comentários, bons ou maus, são criados e reproduzidos na velocidade da luz, e que permanecem no ciberespaço por um longo tempo.

Um dos valores da cultura on-line e vantagens do marketing digital é a capacidade de ter qualquer indivíduo a pensar e não “ler” a sua voz sobre qualquer assunto.

A reputação de empresas, personalidades e marcas na rede é vital para seus objetivos. O futuro do marketing digital começou com a publicação em redes sociais, um valioso e indiscutível.

Redes Sociais (Social Media) mudaram a maneira como podemos coletar informações, formar opiniões e decidir entre uma marca e outra, fortalecendo mais do que nunca o Marketing Digital.

É fundamental usar um profundo entendimento de como funcionam as redes sociais, a ciência da influência e que motiva o Worth of Mouth (boca a boca), por sua sigla em Inglês (WOM) para oferecer propostas de valor para o negócio e proteger-nos em uma eventual crise.

Qualquer ação que leva um influenciador através de mídias sociais tem um efeito de “Worth of Mouth”.

Social Media dá o valor a mídia espontânea, criando milhares de simpatizantes e detratores da marca. De todas as ferramentas do marketing digital, é sem dúvida o mais poderoso para criar relacionamento com a marca.

 

Como não há segredos na Internet, diferente das outras ferramentas, no marketing digital, você não pode esconder informação, é preciso ser honesto e transparente, a nota de imprensa é obsoleta em mídias sociais, a melhor maneira de explicar um fato é estar conversando com as pessoas, a conversa cria empatia e aliados.

É importante identificar através das redes sociais os líderes de opinião e interagir com eles, a fim de posicionar os nossos produtos ou mensagens na Internet.

O compromisso de uma Agência de Marketing Digital que trabalho com Relações Públicas (essencial nos dias atuais) é conhecer o seu público, atribuir a responsabilidade, detectar e localizar onde vivem os nossos amigos e inimigos, além de suas expectativas.

Não devemos reinventar a preto, levar a situação de ânimo leve, tentando fazer tudo ao mesmo tempo.

O Marketing Digital é baseado em tecnologias que nos permitem ser mais amplamente comunicada de forma rápida e interativa, como a Internet e dispositivos móveis.

Não se pode perder de vista a capacidade interativa e isso marca uma diferença importante com os meios tradicionais de comunicação de massa, que é por isso que o uso dessas tecnologias com objetivos de marketing digital são referidos como canais de distribuição online ou interativas.

O Marketing Digital inclui práticas relacionadas com o mercado e técnicas on-line, mas além da própria Internet, faz uso de outros canais, principalmente telefones móveis. Através dele você pode basicamente executar todas as funções de marketing tradicional (publicidade, marketing direto, etc.). Alguns de seus principais elementos são as páginas da web, páginas, blogs, webinars, podcasts, Pay Per Click, busca orgânica, mídias sociais, banners, newsletters e mensagens SMS.

Hoje é mais fácil de “ler” a sua voz no mundo. A Web é o novo mundo da mídia não pagas (mídia espontânea). O que é publicado na internet é visto por milhões de pessoas, é até deixar uma mensagem positiva ou negativa no mundo internauta e essa é, ao lado da interatividade, uma das peças mais fortes do marketing digital.


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