O que não pode faltar em sua estratégia de marketing digital

Crie um site e poste conteúdo, pronto você já faz marketing digital. Esta barbaridade é pensada por muitos empresários, que acham que basta “subir”, colocar um ou dois textos copiados de algum lugar e pronto, como num passe de mágica o faturamente, número de clientes, irão subir exponencialmente. Seria muito bom se fosse assim, mas sinto te informar, não é. Você vai precisar de uma estratégia bem feita, estruturada com base em conhecimentos e visão de mercado para que ela possa dar certo.
As estratégias que você vai seguir variam, pois cada tipo de mercado é diferente. Cada nicho de mercado tem um consumidor diferente, se a atuação é regional, nacional ou internacional e diversas outras variáveis. Por isso, as estratégias de marketing digital tem de estar atrelada aos objetivos do negócio. Porém, alguns fatores não podem deixar de estar presentes em todos os momentos em que você começa a usar a web para melhorar seu emprendimento. Veja algumas coisas que não podem faltar em sua estratégia.

1. Planeje cada ação: não adianta você querer juntar muitos contatos de usuários para atuar com e-mail marketing, se não tiver um site com visitas. Desta forma, as ações de marketing digital se interligam e se complementam. Dessa forma, se você planejar apenas a estratégia de seu site e não planejar o que fazer nas mídias sociais, terá dificuldades em conseguir mais visitas. Todas as etapas de suas ações tem que estar presentes no planejamento, caso contrário, você terá dificuldades em mensurar os resultados, ou resolver os contratempos que aparecerem. Além disso, antes da etapa de planejamento, você precisa ter uma boa pesquisa de mercado em mãos, para saber o potencial de cada tipo de ação, e como anda o mercado que você atua no que se refere a marketing digital.
2. Produza com qualidade: de nada adianta você traçar a melhor estratégia de marketing digital do mundo, baseada em uma pesquisa de grande relevância, se o que você entregar a seus clientes não for de qualidade. De nada adianta você ter milhões de seguidores nas redes sociais se só posta conteúdos sem relevância, eles não irão ser convertidos em lucros. Da mesma maneira, se o conteúdo de seu site não for atrativo, o design for ruim, as pessoas irão entrar nele apenas uma vez e não voltarão. Se for produzir vídeos, não precisam ser superproduções, mas precisam primar pela qualidade, principalmente das informações repassadas. Esse precisa ser seu foco no que se refere a produção de conteúdo, repassar informações de qualidade de uma maneira diferente e fácil de entender. Ter uma boa equipe na produção de conteúdo é fundamental para que você consiga conteúdo de qualidade.
3. Divulgação: internet é que nem maquiagem, se não for pra ninguém ver não adianta fazer. Brincadeiras a parte o conteúdo do marketing digital precisa ser visto, caso contrário não tem função. Investir em divulgação é usar as mídias sociais com inteligência, com postagens regulares mas não exageradas, usar SEO, a ferramenta Adwords do Google também é uma boa pedida. Mas saiba que qualquer site, que não use de meios obscuros para aumentar sua audiência, tem um crescimento orgânico.Você não vai ter um milhão de visitantes em um dia ou uma semana. Postagens regulares são fundamentais, usar e-mail marketing, newsletters e outras ferramentas é de grande importância também. Além disso, o crescimento constante da utilização da internet móvel faz com que este tipo de usuário precise ser considerado na hora de criar uma estratégia. Sites que não são responsivos (sem acesso mobile) tem menos acessos do que teriam se tivessem esta opção.

4. Ouça o feedback dos usuários: estimular os usuários a comentarem as publicações e principalmente, levar em conta e esclarecer as dúvidas, gera um relacionamento direto com os clientes. Se você tem milhares de acessos, isto é mais dificultoso, mas com certeza trará bons resultados ao seu negócio. Como a internet proporciona certas reações que não acontencem na vida real, como os comentários mais ácidos de pessoas timidas, você terá um bom termômetro do que as pessoas estão achando de sua estratégia. Não que você precise mudar tudo a cada crítica, mas quando elas se tornam frequentes, é hora de repensar o que não vem dando certo.
5. Mensure os resultados: um dos maiores erros de quem investe no marketing digital é não mensurar o que as ações estão trazendo de benefício para o empreendimento. Se você tem controle sobre ações dos usuários, acesso, avaliações, curtidas e compartilhamentos, você tem como saber se a ação está sendo eficiente. Além disso é fundamental que você mensure os resultados financeiros das ações. Se você gasta muito dinheiro e não está tendo um retorno financeiro depois de vários meses, sinal que algo está errado ou precisa ser repensado. Tenha paciência com os resultados, mas monitore o que eles estão lhe entregando de resultado real.

Com tantos aspectos a serem analisados você precisa de uma boa equipe multidisciplinar para acompanhar seus projetos no marketing digital. Somente desta forma você terá a tranquilidade de que está tendo estratégias bem feitas.


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