O marketing digital é realmente eficiente?

Muitos gostam de exercer o papel de adivinhos, de visionários que acertam as previsões para o futuro. Com o fenômeno da internet, que em menos de 20 anos tomou conta de praticamente todos os setores da sociedade, não poderia ser diferente. Muitos dizem que ela se tornará obsoleta, outros dizem que no futuro, praticamente tudo será integrado a internet. Se isto está de fato certo, não cabe a nós julgar, o que cabe discutir é o fato de que nos dias atuais a internet faz parte de praticamente todo tipo de comportamento ou evento social. E o marketing não poderia ficar de fora deste quesito. Desta forma, o marketing digital vem cada vez mais ganhando espaço, já que em nenhum outro local se tem a concentração de pessoas como na internet.
Mas como tudo o que cerca o mundo digital é cercado de especulações, com o marketing digital não seria diferente. Muitos incrédulos dizem que o marketing digital não traz resultados reais, que ele é uma onda passageira, que cairá no esquecimento. Como a internet é um fenômeno que não está restrito a um local ou grupo de pessoas, mas sim ao mundo todo, muito importante fazer uma análise global quando falamos em marketing digital.
Marketing Digital pelo mundo
Que o mundo inteiro esta a cada dia mais conectado, isto é fato e não há o que discutir. Porém muitos incrédulos dizem que o marketing digital não tem um alcance de grandes proporções e que ele é facilmente substituído. A questão do marketing digital a nível mundial não é relevante para todo tipo de empresa, já que na sua grande maioria, os clientes são regionais. Somente as grandes empresas montam estratégias visando mais países. Mas mesmo assim, o marketing digital tem uma aplicabilidade muito grande em todos os continentes habitados. Mas mesmo assim, é importante destacar algumas estatísticas em relação ao marketing digital pelo mundo.
– cerca de 62% dos adultos com idade inferior aos 34 anos estão dispostos a compartilhar sua localização para obter um conteúdo mais relevante. Estes dados são a nível mundial.
– 75% das pessoas no mundo prefere receber ofertas via e-mail ao invés de qualquer outro tipo de call-to-action.
– até o ano de 2015 é esperado um aumento de cerca de 60% nos investimento para a análise de marketing digital.
Mas estes são alguns dados que dizem respeito ao mercado mundial. No que diz respeito ao mercado brasileiro, os dados são ainda mais animadores.
Marketing digital no Brasil

O brasileiro passa cerca de 27 horas por mês conectado a internet. Além disso, cerca de 9,4 milhões de pessoas acessam a grande rede pelo menos uma vez por semana. Neste ponto eu lhe pergunto, que outra mídia tem um alcance tão grande? Além disso, que outra forma de comunicação em massa tem a qualidade de ser altamente pessoal, onde o usuário escolhe o que vai ver o que torna a conversão positiva para as empresas muito mais facilitada? Pois é, somente a internet tem tais qualidades.
Assim, o marketing digital no Brasil é um dos que mais cresce no mundo, sendo referência em muitas publicações internacionais sobre o tema. Agora, se cresce é por que tem resultado não é? Ninguém investe tempo e dinheiro em algo que não seja positivo para sua empresa, pelo menos não em grande escala. Pare e analise todas as grandes empresas do Brasil e até multinacionais. Todas elas tem presença digital muito forte, estão presentes em todas as redes sociais de grande utilização, tem seus sites bem ranqueados, usam e abusam de promoções e divulgação pela web. Qualquer grande empresa, com controle de investimento, só realiza grandes aportes depois de fazer estudos detalhados. Desta forma, elas sabem que o marketing digital traz muitos resultados positivos.
Dentro do marketing digital existem ferramentas variadas, que se encaixam em uma infinidade de situações. Ações nas redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, otimização dos sites de busca (SEO) e muitas outra estratégias estão a disposição de qualquer empresa que busque melhorar e aumentar sua presença no mundo digital.
Quando comparada aos outros tipos de mídias, a internet apresenta resultados muito mais fáceis de serem mensurados e avaliados. Com isso, em todas as campanhas de marketing digital mostraram resultados muito mais positivos do que as mídias tradicionais, como rádio, TV e jornal. Isso acontece por que na internet quem escolhe o tipo de conteúdo que vai acessar é o usuário, o que antes de qualquer coisa demonstra o interesse prévio em determinado conteúdo. Desta forma, quem produz conteúdo de alta qualidade, com estratégias de marketing digital bem feitas, tem um público muito bem segmentado, que busca por determinado assunto. Com isso, as taxas de conversão da internet são muito superiores a de qualquer outra mídia, com um investimento muito mais baixo do que a grande maioria destas mídias.


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