Marketing digital, mais engajamento, mais vendas

O marketing digital é uma realidade nos dias atuais. Nenhuma grande empresa deixa de incluir esta modalidade em seu planejamento. As pessoas estão cada vez mais conectadas e este fenômeno afeta diretamente seus comportamentos de compra. Para se ter uma ideia, as vendas pela internet (e-commerce) aumentaram em cerca de 25% no ano de 2013. Mas não é apenas em lojas virtuais que as vendas aumentam exponencialmente, ano após ano, com boas estratégias de marketing digital. As lojas físicas, marcas ou empresas em geral, tem melhoras substanciais com boas campanhas de marketing digital. Sem falar que com mais engajamento dos usuários com o que a marca oferece, maior será a fixação da mesma, dando mais renome e reconhecimento a empresa.
Quando se fala em engajamento, estamos falando não apenas em aumento nas vendas diretas. O marketing digital promove um engajamento com os clientes no sentido de melhorar em muito o relacionamento direto. Grandes marcas mutias vezes tem dificuldades em manter um bom relacionamento, devido ao fator de suas vendas serem em níveis continentais. Com uma boa estratégia de marketing digital, ações que sejam mais pessoais promovem esta aproximação. Empresas menores conseguem ainda mais uma relação próxima com o cliente através de boas campanhas. Engajando mais pessoas, você consegue uma imagem, uma autoridade muito maior. E quando o consumidor procura um produto, na esmagadora maioria das vezes, ele procura uma empresa conhecida, com renome e autoridade em seu ramo. É lógico que este processo é crescente, contínuo e jamais chegará ao fim, pois as mudanças hoje são muito rápidas e marcas aparecem e somem do cenário mundial numa velocidade assustadora.
Mas mesmo que o engajamento não traga vendas no curto prazo, irá trazer no longo. Cada vez mais as vendas estão atreladas ao poder de influenciar as pessoas. Uma marca que não tenha esta capacidade, tende a se arrastar na busca de mais vendas. Para promover um maior engajamento, o marketing digital precisa seguir certas “regras” para que ele seja de fato eficiente. Veja quais são:

1. Conteúdo relevante: no início do fenômeno da internet, a grande maioria dos mecanismos de busca, faziam buscas simples de conteúdo, baseados em palavras chave. Porém,os anos foram passando e o número de usuários aumentou exponencialmente, assim como a melhora da questão tecnológica destes sites, o conteúdo que era duplicado (copiado) começou a ser punido. Além disso, com o fortalecimento dos direitos autorais, cada vez menos quem oferece conteúdo duplicado tem espaço na internet. Além disso, construir um texto baseado apenas nas palavras chave ou em técnicas que melhorem as buscas também não é uma atitude muito eficaz. Isso por que, mesmo que seu conteúdo seja facilmente encontrado, ele só vai engajar se tiver qualidade. Pense como um consumidor. Você está a procura de conhecer mais sobre determinado produto que você vai comprar. Faz uma busca na internet e entra no site de uma empresa. O conteúdo desta empresa está nas primeiras posições das buscas, mas ao entrar no site ou blog, você percebe que as informações são desconexas, que não trazem o que você procura. Quais as chances de você comprar o produto? Poucas não é? Por isso que o conteúdo de seu site, blog, redes sociais e canais precisa ter qualidade e oferecer uma experiência de navegação positiva ao usuário. Desta forma, naturalmente você vai estra presente nas primeiras páginas das buscas.
2. Presença estratégica nas redes sociais: quem é usuário de redes sociais sabe o quanto é desagradável ficar recebendo propagandas ou conteúdos vazios durante o dia. Por isso, uma empresa que busca maior engajamento, precisa sim usar as redes sociais, mas de maneira estratégica. Usar 30 posts por dia, com conteúdo sem grande relevância é garantia de fracasso. O ideal é um número reduzido de postagens, mas com relevância para o usuário. O foco tem que ser em conversão, em trazer novos clientes ou potenciais. Por isso, busque equilíbrio. Não deixe suas redes sociais as moscas, mas também não seja invasivo e inadequado. As redes sociais para sua empresa não tem o objetivo de apenas ganhar mais likes e compartilhamentos, mas em engajar, em tornar os clientes mais propensos a comprar seu produto.
3. Use o e-mail marketing de maneira controlada: sabe aquelas empresas que enviam mais de 5 e-mails por dia com propaganda? Elas acham que isso é e-mail marketing. Esta estratégia é uma das mais eficientes no que se refere ao marketing digital, mas precisa ser feita com certo cuidado, para não ter um efeito reverso, negativo. Inicialmente, você tem que oferecer facilmente a opção de a pessoa cancelar sua inscrição. Desta forma você pode até ter menos pessoas em sua lista, mas com certeza terá muito mais conversões e engajamentos. Além disso, produza conteúdo relevante, de qualidade e não envie vários e-mails por dia. Prefira a qualidade com continuidade. Estabeleça uma rotina, por exemplo, mandar todo dia um e-mail pela manhã. Assim o usuário será mais facilmente engajado e você terá um feedback melhor. Além disso, use mecanismos que meçam a atividade do usuário, como por exemplo, se ele abriu o e-mail, se leu, se excluiu diretamente. Caso isto esteja acontecendo, está mais do que na hora de rever suas estratégias.

O marketing digital feito de maneira correta trará muito mais engajamento e consequentemente vendas para sua empresa. Conte com quem sabe de fato o que está fazendo e pode te oferecer os melhores serviços. Seus negócios cresceram exponencialmente.


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