Marketing digital e internet mobile, grandes ferramentas para sua empresa.

Entre as inúmeras mudanças que o mundo passou nas últimas duas décadas, com certeza uma das que mais impactou o modo de vida das pessoas foi o celular. Juntamente com o computador, hoje o celular é o maior expoente da tecnologia para a grande massa, sendo que por seu baixo preço e alta usabilidade podemos dizer que hoje ele é praticamente indispensável para a vida moderna. Isto com toda certeza gerou um grande impacto em todos os setores da sociedade, mas foi no marketing digital a maior mudança.

No início da popularização da internet, no final dos anos 90, foi o mesmo período em que os telefones móveis começaram a serem utilizados. Inicialmente ambos eram muito rudimentares e não faziam nem 1% do que fazem hoje em dia. A internet era para poucos, os conteúdos produzidos pelos sites eram em um volume reduzido e pouco acessados se comparados a hoje. Os celulares pegavam apenas nos grandes centros e faziam apenas ligações.

Mas com o desenvolvimento tecnológico e a entrada de varias empresas no mercado, tanto a internet como os celulares foram sendo melhorados e tornaram-se muito mais populares. Hoje facilmente podemos ver pessoas das mais variadas classes sociais usando a internet intensamente, principalmente via celular.

Como a internet mobile afeta o marketing digital

Todo este fenômeno afeta diretamente qualquer estratégia de marketing digital, já que muitos acessos hoje se dão graças ao celular e é através dele que muitas pessoas ficam conectadas grande parte do tempo. Por isso, não se pode desconsiderar tal fato, independentemente de qual seja o seu ramo de atuação. Hoje é muito comum encontrarmos pessoas que ao sair para comprar algum produto, fazem a pesquisa de preço antes de sair de casa, certo? Pois bem, isto já vem mudando, pois com a tecnologia mobile é possível fazer tal pesquisa quando se esta a procura de tal produto nas lojas mesmo. Isso faz com que o marketing digital precise de estratégias específicas para tal fato.

O primeiro passo para isso é que seu site, blog ou loja seja responsivo. Esta palavra quer dizer que o site pode ser visualizado pelas tecnologias do sistema mobile, tanto Android como ios, comum a tablets e celulares. Dessa forma, qualquer pessoa consegue visualizar seu site e navegar por todas as opções que ele permite. Porém, o marketing digital focado na tecnologia mobile é muito mais do que apenas um site responsivo.

As possibilidades para este tipo de tecnologia em termos de marketing vem aumentando exponencialmente, ano após ano. Com os sistemas operacionais Android e ios, as possibilidades são aumentadas a cada nova atualização. Por isso mesmo você precisa de estratégias especificas para este tipo de ação. Veja algumas das principais estratégias a serem adotadas para que você consiga sucesso também na internet móvel:

  1. Criar conteúdo exclusivo: por mais que os celulares permitam o acesso livre a internet, nem sempre as pessoas conseguem de fato acompanhar o conteúdo de seu site. Afinal a tela do celular ou do tablet é menor e muitas vezes a visualização se torna mais difícil. Por isso mesmo que você precisa de conteúdo exclusivo em certos momentos. Não que tudo o que você produza para o site de sua empresa precise ter uma versão para o mobile, mas conteúdos com texto, por exemplo, precisam de versões resumidas, para não serem ignorados pelos usuário.
  2. Aplicativos são uma grande sacada: os app´s são uma grande sacada do marketing digital, pois permitem que as pessoas facilmente acompanhem conteúdos exclusivos relacionados ao seu negócio e principalmente, aumentam a identificação dos clientes com a marca. As opções para os app´s são imensas e devem sempre ser pensadas de acordo com a estratégia utilizada. O investimento inicial pode até parecer um pouco elevado, mas o resultado é muito satisfatório.
  3. Foco em vídeos e podcasts: que o conteúdo precisa ser gerado nas mais variadas direções, todos já sabem. Mas especificamente para o caso da internet móvel é necessário que se tenha um conteúdo bastante focado em vídeos e podcasts. Não que os conteúdos gerados via texto precisem ser deixados de lado, pois eles são muito importantes. Acontece que inúmeras pesquisas de mercado mostram que o conteúdo visual e auditivo tem uma melhor receptividade em diversos casos na internet móvel. Para produzir algo de fato completo, o texto pode ser de grande valia, aliado a estas ferramentas.
  4. Jamais esqueça das redes sociais: mais da metade dos acessos da internet móvel é para as redes sociais. As pessoas na sua grande maioria ficam conectadas o tempo todo e é através dela que pode se conseguir grandes ganhos, não só em termos de vendas, mas de reconhecimento. Por isso, alie a sua estratégia de marketing digital nas redes sociais, conteúdos que sejam focados na internet mobile. Aplicativos como o Instagram são de grande importância para isso.

Qualquer empreendedor que queira de fato se tornar referencia no marketing digital e que saiba da importância desta prática, deve investir na internet móvel para conseguir melhores resultados.


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