Marketing digital e aumento da autoridade

Alguns sites, pessoas ou empresas viram referência em determinados assuntos. Tanto que em muitos casos, o produto que elas oferecem vira referência no país ou no mundo. Hoje a internet é muito importante para isso, pois ela auxilia na construção do que chamamos de autoridade. Quanto maior a sua autoridade, mais chances você tem de ter sucesso em seus empreendimentos. Mas esta construção nem sempre é tão simples, já que existe muita concorrência e estratégias sem fundamentação mercadológica ou sem técnicas adequadas não conseguem um aumento da autoridade. Neste sentido o marketing digital é fundamental para aumentar a autoridade, seja sua como profissional ou como empresa.

A construção de autoridade no mundo digital passa por todo um processo e necessita de constância, caso contrário a concorrência se sobrepõe ao que você já criou. Por isso, para que você ou sua empresa conquistem um conceito de autoridade mais elevado, são necessários algumas estratégias, que devem ser aplicadas e pensadas como um todo.

Construção da autoridade através do marketing digital

Antes de pensarmos na construção da autoridade como um produto final, temos que pensar no processo construtivo dela. O marketing digital tem como foco a propagação da marca, maior visibilidade e destaque no mundo virtual. Isso acontece com um processo contínuo e que deve ser planejado e ajustado de acordo com as necessidades. Algumas estratégias buscam o aumento da autoridade e não podem ser deixadas de lado:

  1. Conteúdo é fundamental: sem sombra de dúvidas nada é mais eficaz para a construção de autoridade do que o conteúdo de qualidade. Apesar de este termo ser bastante amplo, o conteúdo de qualidade dentro do marketing digital é fundamental. Sua empresa ou marca tem que ter produção de vídeos, textos, imagens, infográficos ou áudios para promover não apenas seu nome diretamente, mas também tornar mais claro a atividade que ela desempenha.  Basicamente podemos dizer que este conteúdo, atrelado a sua marca ou empresa, vai aos poucos tornando ela referência para as pessoas que buscam o seu serviço. Além disso, para pessoas que pensem em trabalhar apenas com empreendimentos digitais, existe a possibilidade de aumentar o engajamento ou as vendas, através de uma referência, uma autoridade, em seu nicho de mercado. Mas isso só vai ocorrer se a produção de conteúdo for constante, pois caso contrário, seu site ou blog não ficará tão bem posicionado e ainda por cima os visitantes não irão sentir-se tão atraídos por acompanhar sua marca.
  2. Email marketing: uma das estratégias mais eficientes, quando analisamos a ótica das vendas, também pode ser muito eficiente para o aumento da autoridade de sua marca. Neste sentido, o marketing digital engloba também os envios de emails com conteúdo, divulgando postagens novas e mostrando fatores mais aprofundados de sua prática.  Além disso, o email marketing como ferramenta para criar autoridade, permite um feedback muito mais eficiente, já que ele permite um controle sobre quantos leram seu conteúdo, quantos apenas excluíram o email.
  3. Isca digital: uma das melhores maneiras de se conseguir criar autoridade e ainda por cima captar emails, é a chamada isca digital. Basicamente, a isca digital é um conteúdo que você oferece em troca do email dos usuários. Pode ser um curso, um ebook (o mais comum), uma amostra grátis de um software e outros. Isso faz com que as pessoas utilizem o que você oferece e ainda você aumenta a sua autoridade e sua lista de emails.
  4. Ofereça um diferencial: mesmo quem apenas investe em marketing digital para propagar uma empresa física, precisa de um diferencial para criar autoridade. Pessoas que se focam muito em propagar, mas esquecem da qualidade do que estão oferecendo, acabam ficando no limbo da internet. Isso por que tudo o que você produzir, precisa de uma marca pessoal sua ou de sua marca, para que as pessoas atribuam este nome a uma autoridade no assunto. Por isso, nada de copiar as estratégias e conteúdos dos concorrentes, pois o máximo que você vai conseguir desta maneira é se igualar a eles e nunca se destacar.
  5. Invista em SEO: somente será tido como uma autoridade quem for visto. Por isso o marketing digital precisa estar atrelado a boas estratégias de SEO, para que os mecanismos de busca apontem mais visitantes para seu site ou blog. O próprio SEO tem maneiras de mensurar a sua autoridade de domínio, que é fundamental para a construção de uma referência. Por isso, invista não só no conteúdo, mas também no SEO, que permite que as pessoas mais facilmente cheguem ao seu endereço eletrônico e dessa forma, conheçam um pouco mais de seu trabalho.

Autoridade no mundo digital se constrói aos poucos, com periodicidade. De nada adianta você construir um conteúdo matador e depois passar semanas sem dar as caras. Constância é tudo em marketing digital, principalmente para a construção de uma autoridade.


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