Marketing digital: Desafios, tendências e oportunidades para 2013

O marketing digital de alguns anos para cá, deixou de ser uma estratégia complementar para se tornar o foco principal de várias ações. Na mesma medida, para se fazer marketing digital eficiente, precisa-se mais do que um site e perfis em redes sociais, mas estratégias condizentes com o meio, como Sun Tzu postula em seu livro A Arte da Guerra conhecer as forças e limitações próprias e do adversário, além de conhecer o ambiente do confronto trará vitória. Assim vamos falar sobre o ambiente esperado para o marketing digital 2013.

 Temos um cenário de muita mobilidade para o marketing digital 2013. Segundo pesquisa realizada em 2012 pela Ipsos Media CT, estima-se que 14% dos brasileiros possuem smartphones com acesso à internet. Isso se traduz em desafios em melhorar o tempo de acesso ao site, sendo possível através de uma melhor programação. Além disso, a preocupação com sites reponsivos (que se adaptam aos displays dos dispositivos) é outra aspecto a se ter atenção, a oportunidade é se diferenciar frente tantas estratégias mobiles oferecendo melhor experiência com a navegação mobile.

 Ainda no universo mobile, uma oportunidade é o portable e-commerce, nos EUA já é uma prática de mercado, ainda em amadurecimento. Entretanto, no Brasil são raras a iniciativas, conseguir aplicar o conceito no Brasil traria enormes vantagens, visto que o e-commerce tradicional (através de laptops e pcs) está em ascensão. Questões como formas de pagamento e disponibilidade são os desafios dessa tendência.

 Outra tendência segundo o estudo Social TV do Ibope Nielsen Online, as pessoas costumam assistir TV e ao mesmo tempo, ter dispositivos móveis. Isso quer dizer que há um comportamento de TV interativa, onde o conteúdo da TV ativa ações on-line, desde pesquisa de um produto em um comercial, compartilhamento de ideias estimuladas por um programa e etc. Pensar em formas de conteúdo integradas, que unam uma emissão de conteúdo da TV, e que ao mesmo tempo, tenham um aporte on-line podem potencializar esse comportamento em beneficio do marketing digital.

 Apps e games continuam sendo uma tendência que perdurará. Com um mercado mais madura sobre apps, mobile e redes sociais, a receita de social e advertise games continuará trazendo bons resultados, visto que a iniciativas são tímidas no Brasil.

 O marketing digital está se tornando cada vez mais estratégico e pensar em mobilidade para 2013 é a chave para potencializar as oportunidades.


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