Marketing Digital baseado em conteúdo de qualidade

Muito se fala na nova era da informação, onde as pessoas podem optar pelo que vão consumir, não ficando mais atreladas apenas as programações televisivas e de rádio. Este é um fenômeno em constante expansão, pois com a ampla utilização da internet as pessoas estão tendo este poder cada vez mais aumentado. Desta forma, ao se elaborar uma estratégia de marketing digital, independentemente de qual seja o seu ramo de atividades, você precisa que ela tenha um enfoque sobre o conteúdo apresentado.

De nada adianta investir em layout de seu site, em divulgação ou em SEO se o usuário não ficar no seu site, não se sentir atraído pelo conteúdo e posteriormente ser convertido em um lead. Imagine a seguinte situação, você tem um e-commerce e quer que as pessoas vejam seu site. Por isso investe na melhoria dele, no posicionamento, mas não tem um grande enfoque sobre o conteúdo. Saiba que as pessoas na grande maioria das vezes, antes de comprar qualquer produto, buscam saber informações sobre ele, os modelos e variações, pesquisam quais as melhores marcas ou empresas, para somente depois de concluída tal pesquisa, efetuar a compra. Por isso, empresas com um bom conteúdo em seu site vendem muito mais do que lojas que tem um enfoque apenas sobre o produto, em oferecê-lo.

Por isso cada vez mais dentro do marketing digital o conteúdo vem sendo tratado como fundamental para qualquer estratégia, pois ele de maneira indireta impulsiona as vendas. Para se ter uma ideia, hoje os sites que investem em conteúdo atrelado a sua atividade profissional tem cerca de 14% a mais de chances de serem encontrados pelos mecanismos de busca, já que com o conteúdo existe toda uma estratégia de marketing digital atrelada, com palavras chave, otimização das buscas e muito mais.

Marketing digital e conteúdo de alta qualidade

Que o conteúdo é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital está claro, certo? Porém, quando falamos em conteúdo estamos citando algo altamente complexo, de uma imensidão de possibilidades e que pode ser maléfico para os negócios se feito de maneira errada. Por isso esta ferramenta de marketing digital tão importante precisa ser trabalhada de maneira planejada, com controle e sempre na busca por melhores resultados.

Para ficar mais fácil é preciso antes de qualquer coisa entender o que é conteúdo para o marketing digital. Podemos entender o conteúdo como sendo tudo aquilo que traz informações para os usuários e ao contrário do que muitos imaginam, não estamos falando apenas de textos. Para ficar mais fácil de entender, o marketing de conteúdo é anterior a internet. Veja por exemplo diversas marcas de leite condensado que colocavam diversos tipos de receitas em suas embalagens. Isto era uma maneira indireta de fazer as pessoas comprarem mais de seu produto, sem ser invasivo.

Mas foi com a internet e principalmente com o crescimento exponencial do marketing digital que o conteúdo começou a ganhar muito mais força. Hoje qualquer marca que tenha pretensões no mundo digital  precisa produzir algum tipo de conteúdo, que podem ser vídeos, infográficos, textos, imagens, podcasts e muito mais. Não se pode ficar focado apenas nas estratégias de divulgação e promoção de sua marca sem que seja oferecido um conteúdo atrativo aos usuários. Este é o ponto fundamental para qualquer pretensão que se tenha em questões de marketing digital, a atratividade ao usuário.

Muito se faz em termos técnicos no marketing digital, porém muitas empresas esquecem que as estratégias têm de ser sempre pensadas no sentido de atrair as pessoas para que elas de fato conheçam a marca, para futuramente se tornarem clientes fidelizados e satisfeitos. E nada em quesito de marketing digital é mais atrativo do que conteúdo de qualidade, afinal as pessoas entram na internet em busca de todo tipo de conteúdo e é este que define muitas situações de compra por exemplo. Imagine a seguinte situação, você tem uma revenda de carros e em seu site opta também pelo marketing de conteúdo, atrelado as estratégias de marketing digital restantes. Neste site você disponibiliza conteúdo acerca dos lançamentos, carros, avaliações de modelos, opiniões de compradores antigos e muito mais, tudo com o foco em informar bem aos seus clientes.

Neste cenário, um cliente decide então comprar um carro e vai fazer o que a grande maioria das pessoas faz,  pesquisar informações na internet. Ao entrar em seu site ele irá verificar todo este conteúdo, mas estará em contato direto com a marca de sua loja e caso ela ofereça serviços e produtos de qualidade, ele efetua a compra em seu empreendimento.

Esta situação imaginária apenas ilustra como é a ação do conteúdo dentro das estratégias do marketing digital. Por isso, independentemente de sua área de atuação, o conteúdo de qualidade e focado no usuário é de fundamental importância para que você tenha uma marca reconhecida e com clientes fidelizados.


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