Influência do Marketing digital na aquisição de conhecimento.

Estamos vivenciando uma transformação completa no modo como o conhecimento se propaga pelo mundo. O Marketing Digital exerce uma importante influencia neste processo.

Nossa geração ainda se lembra de como as pessoas eram valorizadas por seu conhecimento. Os mais cultos e intelectualizados, médicos, advogados, engenheiros e doutores ostentavam enormes bibliotecas em suas casas ou escritórios. O conhecimento era direcionado e escolhido de cima para baixo, ou seja, quem estava no topo do poder e da cultura determinava o que seria compartilhado com as pessoas que vinham no processo de busca. Quanto mais formação e informação, garantia de maior status e oportunidades.

O marketing digital, assim como o advento da própria internet estão mudando radicalmente esse conceito. Hoje, a valorização não ocorre pela detenção do conhecimento, mas pela propagação e aplicação prática desse conhecimento na criação de soluções para a humanidade.

O conhecimento por si só, está disponível na internet independente da vontade ou autorização de qualquer elite ou governo. Até mesmo os meios formais de ensino se renderam ao marketing digital e estão transformando sua maneira tradicional de formação em e learning. Hoje é possível ter uma especialização em universidades renomadas do mundo todo sem a necessidade de sair de casa. Em muitos casos até mesmo a graduação pode ser obtida totalmente online. O grande diferencial não está mais na quantidade e na qualidade de informação adquirida ao longo da vida. O sucesso vem da transformação dessas informações em algo que mude a vida das pessoas para melhor. Nesse sentido o marketing digital tem um papel fundamental.

Marketing digital x propagação do conhecimento.

O conceito básico do marketing digital em comparação com as mídias de massa é a ausência da formação de opinião. Normalmente as mídias de massa estimulam determinados comportamentos e hábitos que serão atendidos mais tarde com produtos criados para viabilizar esse comportamento. O marketing digital faz o contrário. O comportamento já existe, as necessidades são confessadas aos mecanismos de busca e é dali que surgem as soluções. A escolha de profissões, de estilos de vida, de hábitos de consumo não são mais sugeridos de cima para baixo. Elas vem justamente da necessidade de caminhos alternativos a essas sugestões.

E é nesse mecanismo que surgem os Blogs, os cursos online, os tutoriais, Vlogs e todas as outras formas de adquirir conhecimento, gratuitamente ou através da compra de infoprodutos. As relações mudaram. Não é necessário ser um doutor formado em Harvard para ser uma referência. Basta ter obtido sucesso na aplicação de alguma ideia simples que melhorou de alguma forma sua vida e compartilhar essa “receita” com as outras pessoas, livre de barreiras editoriais e de outros mecanismos mercadológicos da cultura.

Seja através de uma ferramenta gratuita ou infoproduto, a propagação desse sucesso se apoia nas estratégias de marketing digital. É através desse conjunto de ações que esse conhecimento se propaga, gerando mudança no comportamento das pessoas, que hoje adquirem conhecimento de forma mais ativa, autodidata e customizada de acordo com seu tempo, disposição e capacidade de entendimento.

O marketing digital participa de uma sociedade que cresce em direções múltiplas, mudando conceitos de distância, relacionamento pessoal, fontes de renda, de negócios e desenvolvimento pessoal.


<< voltar