Grandes eventos e o marketing digital

No ano de 2014 o Brasil vai sediar um evento que para nosso povo é histórico, a Copa do Mundo de futebol da FIFA. Independentemente se ela é viável ou não, temos que admitir u um evento desta magnitude é muito importante para atrair os olhares do mundo para nosso país. Daqui a dois anos, o Brasil também vai ser sede da maior competição esportiva do mundo, as olimpíadas, onde novamente teremos uma grande projeção internacional. Tudo isso somado ao que o Brasil já possui de grandes eventos, torna o marketing digital uma ferramenta de alto valor, já que teremos uma grande exposição midiática.

Não só estes dois eventos citados são importantes, pois recentemente passamos por uma das datas que tornou o Brasil conhecido internacionalmente, o carnaval. Todas estas datas e grandes eventos põe o Brasil em exposição e mostram que a procura por temas relacionados sobe bastante. Por exemplo, a procura pelo termo “fantasias” aumenta exponencialmente no carnaval. Desta forma, o marketing digital precisa estar atrelado a estes grandes eventos, assim como as principais datas comemorativas, como natal e páscoa, pois a procura por diversos itens nestas épocas do ano é substancialmente aumentada.

Porém não é somente os produtos de relação direta que são aumentados nestas épocas. Outro exemplo, em épocas de jogos importantes, como os da Copa, a procura por itens como churrasqueiras, bebidas, eletrodomésticos, camisas e outros itens é muito aumentada. Da mesma forma, com as pesquisas aumentadas, as empresas do setor que fazem um marketing digital eficiente conseguem resultados muito maiores, tendo melhoras substanciais nas vendas e no faturamento. Por isso, independentemente de sua área de atuação ou nicho de mercado, é fundamental fazer ações relacionadas aos grandes eventos e as datas comemorativas.

Como usar o marketing digital de maneira eficiente nos grandes eventos

Setores como o comércio e a indústria vêm se preparando bastante para os eventos que estão para acontecer aqui no Brasil e todo ano promovem ações nas principais datas comemorativas. Não estou falando apenas de ações diretas, que envolvam propaganda e publicidade de determinados produtos. Como o marketing digital precisa chamar a atenção sem ser invasivo, ações paralelas, que aparentemente não se ligam ao evento, mas que no contexto final apresentam muito em comum são as mais indicadas.

Só para que você possa entender o contexto, em épocas como a de Copa ou de Olimpíada, o sentimento de nacionalismo se torna muito mais forte e as pessoas tem muito mais apego pelas coisas que remetem ao nosso país. Por isso, não apenas na questão do marketing digital, mas também no desenvolvimento dos serviços e produtos precisa estar atrelado a esta realidade.

Focando na questão do marketing digital, provavelmente em algum ponto a sua área de atuação tem algo em comum com estes eventos, esportes, mídia, povo  e sentimento de nacionalismo. Não apenas as marcas esportivas, como os setores de serviço ou vendas de produtos que aparentemente não estão relacionados é que devem promover ações de marketing digital em torno deste tipo de situação.

Uma situação que muitas empresas vem adotando e que mostra grande resultado é o conteúdo com foco nestes eventos. Por exemplo, vídeos mostrando torcedores apaixonados, atletas dando o seu melhor ou qualquer outra situação que remeta ao sentimento coletivo desta época. Outra situação é produzir vídeos, infográficos ou textos relacionando de alguma maneira o seu mercado com o ar de euforia que este tipo de evento causa.

É muito importante que todas as estratégias de marketing digital estejam focadas não apenas em publicidade, mas na produção de conteúdo, que bem executado possa vir a gerar mais leads  para seu empreendimento. Além disso, as campanhas que enfocam nos sentimentos e contextos da época em que se passam, tem muito mais aceitação do que a pura e simples publicidade, dispersa e sem relação aparente.

Não adianta apenas montar uma figura com as cores do Brasil, as pessoas não iram ver seu negocio ou sua marca de uma maneira mais positiva só por causa disso. O contexto é muito importante, pois é isso que chama a atenção. E conteúdo de qualidade que chama a atenção é sinônimo de sucesso em marketing digital.

Por isso analise seu negócio de uma perspectiva mais ampla, pensando nele como algo maior, inserido em uma sociedade e não como algo isolado, disperso do restante. Assim, com toda a certeza, em algum momento o seu negócio terá alguma relação com os grandes eventos que estão para acontecer.

Para que você tenha sucesso nestas circunstâncias é fundamental que você consiga uma equipe com visão e conhecimento. Assim a Publiweb é uma das melhores agências de marketing digital do mercado e vai oferecer tudo o que você precisa para que sua empresa não passe desapercebida nos grandes eventos que estão para acontecer, e nem depois deles.


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