Conheça o papel de um analista de marketing digital

Entenda melhor o trabalho do profissional que cuida do site de sua empresa e acompanhe de perto todo o planejamento e resultados

Não basta contratar um bom analista de marketing digital para cuidar do site de sua empresa. É fundamental entender o papel deste profissional para poder acompanhar de perto todo o planejamento e ter a certeza de que os resultados das ações vão alcançar os objetivos de seu negócio.

O profissional de marketing digital tem como objetivo principal construir um relacionamento forte com o público alvo específico da empresa, para que este nicho possa convergir em função de objetivos previamente definidos.

São sete as categorias que resumem as atividades do analista de marketing digital. São elas: personalização, interatividade, globalização, integração, aproximação, convergência e democratização da informação.

A personalização é a ferramenta que visa definir as preferências dos usuários que buscam pelo produto ou serviço da empresa. O analista de marketing digital identifica o nicho de consumo, suas peculiaridades relacionadas à informação, as características do grupo e a forma mais eficaz para abordá-lo. Nesse contexto, entram as técnicas de SEO para que as informações sejam relevantes e, principalmente, encontradas com facilidade no momento da busca.

Outra categoria é a interatividade do site. Quanto maior a o grau de inovação na construção do site, maior o grau de interatividade com o potencial público-alvo. O analista de marketing digital deve propor formas eficientes de interação com os usuários.

Globalização e integração também são importantes dentre as etapas de um trabalho de marketing digital. A globalização significa oferecer informações sobre o assunto para os mais diversos públicos, independentemente do grau de conhecimento que eles possuem. Já a integração é a participação do usuário, ou seja, facilitar o contato dele com a organização por meio de uso de tecnologias.

O analista também deve estudar a aproximação do usuário, para saber se ele navega pelas páginas, explorar os assuntos, ou apenas, entra e sai rapidamente de cada página. Saber a convergência também é importante, ou melhor, uma das partes mais importantes do trabalho de um especialista em marketing digital. A convergência pode ser apenas a manifestação do consumidor em uma discussão, o preenchimento de um formulário de contato ou até mesmo a compra efetiva de um produto, no caso de lojas virtuais.

Por fim, é primordial ficar atento à democratização da informação. Quanto mais acessível for o site, mais claro, simplificado e de preferência que forneça informações gratuitas aos consumidores, melhore serão os resultados das ações de marketing digital. O marketing digital nem sempre foca na venda, mas sim na imagem institucional. Os resultados são consequência disto!


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