Atingir público no PDV através do Marketing Digital, é possível?

A geração de consumidores que tem como principal fator de decisão a opinião de uma pessoa ou profissional de confiança também pode ser impactada através do marketing digital.

Sabemos que a propaganda é um grande influenciador, mas na hora da verdade, no PDV ou na gôndola, o consumidor pode usar como fator decisivo a opinião de um amigo, vizinho ou profissional para realizar a compra. “Eu quero as minhas roupas com o mesmo cheirinho que tem na casa da minha tia” – “Uma TV igual a do meu vizinho vai ficar show de bola na minha sala” – ” Vou comprar um Smartphone igual ao do meu colega de trabalho, ele disse que é o melhor do mercado” – ” Meu dentista me recomendou aquele enxaguante sem álcool” são frases muito comuns ouvidas no comércio.

Como impactar esse público usando o marketing digital?

Simples. Ganhando os formadores de opinião.

Se seu produto não tem apelo forte na internet e o comportamento do seu consumidor depende de conselheiros, são eles, os conselheiros, seu verdadeiro público alvo. Concentre seu projeto de marketing digital nesse público formador de opinião. Com certeza eles usam bastante a internet. Crie ferramentas para abastecê-los de informações e argumentos favoráveis ao uso do seu produto, de preferência, informações que eles possam usar inclusive para melhorar seu próprio status e credibilidade junto ao público que influencia. De algum jeito eles tem que sentir que o sucesso da marca e o sucesso deles andam de mãos dadas.

Exemplo: “O Pedreiro que reformou minha cozinha é certificado pela empresa X, só usa produtos dessa marca, confio muito no trabalho dele”.

O fato de ter um certificado expedido por uma marca de sucesso endossa o talento daquele profissional que já tinha a confiança do cliente e ganha ainda mais credibilidade com o peso da marca.

Marketing Digital não se resume à ações de propaganda online, mas antes de tudo, Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, Análise SWOT, CRM e Branding. Isso tudo dentro do ambiente digital usando as linguagens específicas para esse mundo.

Portanto, fortalecer as redes sociais, investir em tutoriais, canais de vídeos no youtube, com propagandas também, mas principalmente com informação relevante sobre a marca e atividades relacionadas ao produto ou serviço. Participar de comunidades, praticar cidadania e civismo, apoiar as mesmas causas que seu público demonstra interesse. Tudo isso é fazer marketing digital.

O resultado dessas ações muitas vezes não se mostram atrativos no primeiro momento, mas são sentidas no PDV a médio e longo prazo.

Como exemplo, podemos citar a Sustagem, que fez uma ação de marketing digital com objetivo de orientação ao consumidor, mesmo assim notou aumento de 4% do Market share no período. Esse resultado é reflexo de um engajamento obtido principalmente por nutricionistas e geriatras, que fizeram bom uso das informações e retransmitiram a seus pacientes. Os formadores de opinião nesse caso, tiveram papel fundamental no sucesso dessa campanha.


<< voltar