Agência de Marketing Digital, Como Escolher a Certa

Agência de Marketing DigitalEscolher a melhor agência de marketing digital é fundamental para o retorno do investimento.
 
Hoje em dia, independente do porte da empresa ou sua segmentação, estar presente no ambiente digital é obrigatoriedade no mundo dos negócios. Seja para a realização de operações diretas com o consumidor, vendendo produtos e serviços, interação através das redes sociais, ações de branding ou mesmo para defender a marca ou praticar o SAC 2.0. 
 
Para qualquer uma dessas finalidades, ter uma boa agência de marketing digital como parceiro faz toda a diferença. 
 
Mas, antes de iniciar a busca no mercado, é importante esclarecer algumas informações.
 
Produtora web é diferente de agência de marketing digital. Apesar de serem empresas com variedade de serviços oferecidos no ambiente digital. Um erro muito comum, cometido por muitas empresas é contratar uma produtora web, com expectativa de obter resultados em Marketing Digital. 
 
Uma produtora web pode entregar ótimas páginas e excelentes softwares, mas a agência de marketing digital vai muito além disso. Oferece também a inteligência de mercado envolvida nas peças. 
 
Para escolher bem uma agência de marketing digital, toda empresa deve se planejar e pesquisar bastante, evitando cair em mãos de profissionais “descapacitados” que podem direcionar um ótimo projeto ao fracasso por falhas no planejamento e execução.
 
Algumas questões básicas devem ser definidas pelo marketing ou diretoria da empresa:
 
Orçamento. É claro que se a empresa não faz ideia dos custos envolvidos, fica difícil projetar um orçamento preciso. Mas ao menos teto anual para investimento em marketing digital deverá existir. Isso facilita muito as comparações e as possibilidades de projeto.  
 
Objetivo da empresa em relação ao marketing digital. Saber onde está, é a primeira informação necessária para se saber como chegar em outro lugar.
Uma boa agência de marketing digital terá uma solução sob medida, seja para alavancar vendas, para programa de fidelidade, para branding, para sac 2.0 ou qualquer outra finalidade dentro do ambiente online. 
 
Modelo de parceria com a agência. Um profissional com bons conhecimentos sobre marketing digital dentro da empresa pode contribuir muito com o projeto, sendo ponto focal de atendimento. A ausência desse profissional pode ser suprida com a contratação de uma consultoria antes mesmo da realização do projeto. 
Assim, a empresa terá mais condições de escolher, avaliar e acompanhar o trabalho da agência de marketing digital
 
Definidas estas questões, para a escolha da agência, siga esses passos:
 
 – Visite a agência, conheça a equipe, as instalações e o ambiente, identifique se o perfil da agência condiz com sua empresa ou marca.
 
 – Verifique o portfólio. Peça referências, ligue para os clientes. 
 
–  Pesquise sobre a reputação da empresa pela empresa na internet.
A agência deve estar bem posicionada com palavras-chave pertinentes ao segmento.
 
 – Pesquise sobre os principais executivos da empresa, seu histórico e formação.
 
–  Verifique a qualidade do conteúdo da agência.
Uma boa agência de marketing digital sempre possui um blog no qual publica conteúdos de autoria própria buscando ganhar visibilidade. 
 
– Desconfie de preços baixos e promessas milagrosas.Uma das mentiras mais comuns do mercado é a promessa de estar nas três primeiras posições do ranking do Google com palavras-chave muito disputadas em poucos dias. 
 
Estes são os passos básicos para se escolher uma boa agência de marketing digital.
 
A escolha de uma agência de marketing digital com experiência, capacidade, e knowhow  pode determinar o sucesso da atuação de sua empresa no ambiente online. Por outro lado, uma escolha errada, pode levá-lo ao fracasso, com a rapidez de um clique. 

<< voltar