A base do Marketing Digital, seu site!

Muito se fala em maneiras de usar a internet de maneira proveitosa para os negócios, mas pouco se fala de verdade da base do marketing digital, seu site. Você só vai conseguir conversões, fidelizações, visitas, novos clientes, se o seu site estiver de acordo com o que as pessoas buscam e principalmente, passar uma boa impressão de seu negócio. Muitas empresas pecam nisto, que é básico, pois acabam não tendo um serviço de tanta qualidade, que tem pouca visibilidade e que acaba trazendo mais prejuízos do que benefícios ao negócio.
Desta forma, não basta encontrar qualquer pessoa que diga que sabe programar um site e optar pelo mais barato. Um site bem feito, dentro das características que o marketing digital preconiza, com navegação rápida e fácil, que é facilmente encontrado pelos mecanismos de buscas, é fundamental para que você tenha autoridade e presença no mundo digital.
Existem características que um site precisa ter para que ele seja mais atrativo e eficiente. E como o site é a base do marketing digital é imprescindível que ele ofereça todas as ferramentas que usuários e clientes precisem. Desta forma as seguintes características devem ser abordadas em seu site:
1. Design: esta é uma das partes fundamentais de qualquer site. O design de seu site precisa estar atrelado aos objetivos e serviços da empresa e do site. Se por exemplo, sua empresa precisa passar uma imagem de confiança e sobriedade, não pode ter um design colorido demais, com diversas janelas ou abas dinâmicas ou coisas do gênero. Da mesa forma, se você tem um negócio onde a criatividade é um diferencial, tem de fugir um pouco do comum, tendo um design mais arrojado e que remeta a criatividade. Desta forma, você começa a persuadir e fixar sua marca muito antes mesmo de o cliente ler a primeira linha de conteúdo. Como base para tudo o que será feito em matéria de marketing digital, seu site precisa de um design único e que não ofereça problemas de navegação. A complexidade de um design bem feito é grande e não pode de maneira alguma ser feita por amadores ou meros aventureiros no mundo web.
2. Estrutura: a navegabilidade facilitada é fundamental para que o usuário consiga ter uma experiência positiva em seu site. Demora ao carregar as páginas, muita poluição visual, janelas muito dinâmicas ou falhas constantes são um problema que compromete sua reputação no mercado do marketing digital. Seu site precisa ter um carregamento compatível com a média de velocidade da internet brasileira, que diga-se de passagem ainda é muito baixa. Além disso, a estruturação de seu site precisa ser de fácil entendimento. A pessoa que for utilizá-lo tem que achar facilmente o que procura. Mapa do site, em casos de portais com muito conteúdo, ferramentas de busca, divisão dos conteúdos e ações por categoria e muito mais. A arquitetura do site precisa ser feita de maneira simplificada, pois nem todos os usuários que vão visitar seu site tem larga experiência neste ramo. Por isso, como o foco do marketing digital é sempre no cliente, faça com que seu site tenha que ter toda a sua estruturação para que consiga melhorar a utilização do site em questão.
3. Conteúdo: Chegamos num ponto crucial do marketing digital, o conteúdo. Suas estratégias de marketing digital terão como principal ferramenta o conteúdo. E sabe onde será o local onde mais você deve ter conteúdo de qualidade? No seu site. Mesmo sabendo da importância das redes sociais e do e-mail marketing para o marketing digital, é no seu site que você vai precisar disponibilizar o conteúdo da melhor forma. Afinal seu site é a sede de seu empreendimento no mundo on line, e é na sede que devem estar as melhores opções, certo? Por isso, seu site precisa de um conteúdo otimizado, focado na conversão e fidelização de seus clientes, mas sem parecer invasivo ou ofensivo. É através do conteúdo, que pode ser das mais variadas formas, como texto, vídeos, podcasts, imagens, infográficos e outros que você vai conseguir a atenção de seus potenciais clientes. Por isso, seu site precisa de conteúdo de qualidade para que suas estratégias de marketing digital sejam de fato eficazes.
4. Otimização de busca: não adianta seu site ser extremamente bem planejado e executado se ninguém o encontrar, certo? Pois bem, então para isso você precisa que ele esteja dentro das principais estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que é a otimização das ferramentas de busca. Entender a maneira como os sites e os conteúdos deles são classificados é fundamental para que seu site seja mais facilmente encontrado. Por isso, otimizá-lo é fundamental para o marketing digital e as diversas estratégias que você traçar. Só é lembrado quem é visto, certo? Por isso invista na otimização das buscas pelo seu site, assim as visitas irão aumentar e as estratégias de marketing digital terão um maior alcance.

Um site bem estruturado precisa de uma equipe multidisciplinar, que saiba unir os diversos conhecimentos para melhor estruturar sua página. Não deixe isto na mão de amadores, sua página é uma ferramente poderosa de marketing digital.


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