Direcione seus Negócios com o Google Insights

Google Insights for Search” ou “Google Insights para Pesquisa” é uma ferramenta que permite a pesquisa e comparação de palavras-chave com filtros diversificados, de acordo com o interesse do internauta.

A ferramenta pode ser utilizada para pesquisa de mercado, campanhas de links patrocinados, escolha de um nome para o produto e outros infinitos objetivos.

Você pode comparar palavras para verificar qual delas é mais buscada na internet. Entre os principais filtros utilizados estão: regionalização, período (dados disponíveis a partir de 2004) e termos de pesquisa.

Com Google Insights podemos também ver o crescimento da busca por uma determinada palavra ao longo dos anos.

Se pesquisarmos a palavra SEO, no Brasil, do período de 2004 ao atual, vemos:

SEO Brasil

Neste gráfico, conseguimos perceber claramente o aumento contínuo desta pesquisa ao longo dos anos. Além disso, o Google faz uma previsão para o próximo ano e, no caso da palavra SEO, vemos que a tendência de buscas é continuar crescendo.

Se compararmos esta mesma palavra, SEO, entre Brasil e Estados Unidos, vemos que os Estados Unidos têm mais buscas que o Brasil (um dos motivos é o termo ser em inglês), porém podemos visualizar que o Brasil está acompanhando  a tendência de Search Engine Optimization, com picos e crescimentos semelhantes aos Estados Unidos.

SEO Brasil x EUA

Outra função que pode ser utilizada é descobrir por qual termo as pessoas procuram mais e em qual região a frequência é maior.

Fizemos uma comparação entre a palavra “link patrocinado” e “links patrocinados” para verificar qual das duas é mais buscada e em quais regiões do Brasil esta busca é mais frequente. A partir disto vemos que:

link patrocinado x links patrocinados

Visualizamos que a palavra “links patrocinados” (no plural) tem um número maior de buscas que “link patrocinado” (no singular) e que estas buscas se concentram no Sudeste e algumas regiões do Sul, com destaque para o Estado de São Paulo.

No momento de fazer a campanha porém, precisamos nos lembrar que,  apesar do Estado de São Paulo ter o maior número de buscas por links patrocinados, é necessário realizar também uma pesquisa sobre o seu produto ou serviço para saber qual região tem maior demanda por ele.

Por exemplo: se eu tenho uma empresa que atua no ramo de bebidas e quer comercializar água de coco. A partir da pesquisa perceberemos que o foco deste produto não é mais São Paulo e sim Rio de Janeiro e Bahia.

água de coco

Através desta pesquisa verificamos também que o termo “agua de coco” (sem acentuação) é muito mais pesquisado que o termo “água de coco” (com acento).

Também percebemos que ocorre uma queda das buscas no período que vai de metade de março a início e setembro, época de outono e inverno no Brasil.

Com todos estes recursos, você não precisa mais ficar no “achismo”. Acesse o Google Insights, pesquise sua empresa, seus concorrentes, os termos relacionados ao seu atual ou futuro negócio e boa sorte!

*Vielka Zanoni é Analista de Marketing na agência Publiweb Marketing Digital

 


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