Site otimizado possui navegação rápida, objetiva e atraente

Problema com a navegabilidade pode comprometer o contato com o consumidor

Muitas empresas, depois de aplicar algumas estratégias de otimização em sua página, acreditam que as preocupações acabaram. Mas elas se esquecem que um site otimizado não é apenas um conteúdo repleto de palavras chaves, atualização constante ou um layout atraente. A navegabilidade é uma questão crucial para que o contato com o consumidor seja direto e eficiente.

Muitos sites otimizados, mas com problemas na navegabilidade, afastam os clientes. Se um site não atende aos desejos dos consumidores e não permite com que ele encontre rapidamente o que procura, a possibilidade dele desistir da compra é muito grande. Uma boa navegabilidade é a diferença entre uma loja que gera negócios e uma que não gera.

Algumas dicas podem ajudar você a melhor a navegação do seu site otimizado evitando assim afastar e perder novos clientes. Quando uma página não está pronta, tire os links, jamais use frases como “em construção” ou “em breve”. Já foi o tempo em que isso era aceito pelo consumidor. Hoje só faz com que ele perca a credibilidade no seu site.

Outro ponto fundamental é permitir com que o consumidor te encontre. Se sua empresa tem um ponto comercial, forneça endereço e telefone. Agora se seu negócio é apenas virtual crie formulários fáceis e diretos. Cadastros para contato ou envio de newsletter também devem seguir a linha da praticidade, portanto restrinja-se ao mínimo de informações obrigatórias.

Tenha certeza que seu site otimizado esteja com uma navegação rápida, uma média de dois ou três cliques para acessar a maior parte do conteúdo. Tome cuidado com as fontes para que elas sejam legíveis e crie menus fáceis e didáticos. Por fim, posicione corretamente o flash para que não atrapalhe as ferramentas de busca e jamais utilize pop-ups ou armadilhas, isto só irrita e afasta o internauta.


<< voltar