Navegabilidade e usabilidade são fundamentais em um site otimizado

O site deve entender as necessidades e dificuldades do consumidor

O primeiro passo para um site otimizado ser realmente eficiente é saber se ele agrada ao consumidor. Sites com muitos efeitos em flash, músicas, menus complicados e pop-ups, costumam afastar o usuário e atrapalhar os resultados das ações de marketing digital.

De nada adianta ter um grande número de visitantes se a permanência deles na página é inexpressiva. É fundamental que o site esteja pronto para receber e entreter o consumidor, ou até mesmo, persuadi-lo a comprar ou contratar um serviço.

O site otimizado só terá resultados positivos se atender as necessidades e dificuldades de cada consumidor. Por isso, é importante ficar atento a usabilidade e navegabilidade da página.

A usabilidade está relacionada à arquitetura da informação, que deve ser concebida e estruturada com foco no cliente. A página deve ser acessível e funcional para que o usuário chegue aonde precisa de forma rápida e sem complicações. Páginas de erro na hora de fechar um pedido, enviar um orçamento, ou até mesmo, preencher um simples formulário de contato, afastam de vez um potencial consumidor.

A navegabilidade também é imprescindível. O objetivo é que o site otimizado ofereça as informações de forma lógica e com o menor número de cliques. Adote como regra o máximo de três cliques por zona.

Aproveite ao máximo a visibilidade da internet. Algumas dicas básicas podem ajudar na construção de um site otimizado e com boa navegabilidade. São elas: deixar visível em todas as página um MENU padronizado; ter sempre um botão de acesso rápido para a HOME; nunca usar páginas sem saída só com botões “atrás” ou “adiante” do browser; criar MENU adicional em páginas com muitas seções distintas.

 

 

 


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