O design deve ser priorizado no desenvolvimento de sites

Erros comuns de design podem comprometer a imagem da empresa

A maior visibilidade de uma empresa é seu próprio site. Ele funciona como um “cartão de visita” e se não for criado da maneira correta perde sua utilidade. Um dos maiores erros cometidos no desenvolvimento de sites é o design. Se o consumidor não se sentir atraído, ele fecha a página e procura outro que lhe agrade mais.

Caso não seja possível contratar um profissional especializado em desenvolvimento de sites, procure alguém que tenha bom gosto, ouça opiniões e navegue por sites equilibrados para usar como referência. Para não errar, escolha um site mais simples, como muitos dos modelos oferecidos pelo WordPress, e facilite a vida de quem está navegando.

Fique atento ao poder das cores. Cada uma delas cria um sentimento diferente nas pessoas. Pense muito bem em qual emoção você quer despertar no cliente durante o desenvolvimento de sites. Além disso, preste atenção na qualidade das imagens utilizadas no site. Se forem muito baixas podem diminuir a qualidade da página, já se forem altas tornam o site lento. Utilize figuras de resolução adequada para internet e faça testes para saber se as imagens aparecem de forma rápida e com boa nitidez.

Não caia no encanto de imagens animadas e piscantes. Soluções como estas parecem criativas, mas no fundo cansam o internauta. Priorize um design tranquilo e use efeitos visuais, animações e movimentos em banners, por exemplo, mas não em todo o site.

Na hora do desenvolvimento de sites, lembre-se que as informações mais importantes devem aparecer no canto superior esquerdo e superior central. Cuidado com o tamanho das imagens do cabeçalho. Elas não podem ser grandes e nem ocupar muito espaço da tela, para que o consumidor não precise usar barra de rolagem para ver o restante do conteúdo.

Pequenas dicas como estas podem ajudar a construir um site atraente, agradável e eficiente. Não esqueça que um site mal feito pode custar bons negócios para sua empresa.


<< voltar