Boa usabilidade: uma das principais características de um site otimizado

A usabilidade é um dos principais pontos a serem observados durante o desenvolvimento de um site otimizado. Além de representar uma navegação fácil para os usuários, a usabilidade é uma característica que influencia o posicionamento dos sites no índice de buscas do Google.

Um site otimizado com a usabilidade comprometida terá problemas com os índices de conversões e a SEO, principalmente para os requisitos tempo de carregamento da página e estrutura de links.

Para saber se um site otimizado tem problemas com a usabilidade basta responder três perguntas: Meu usuário aprende facilmente a realizar as ações em minhas páginas? Ele as faz com rapidez e eficiência? Seu nível de satisfação é alto? Caso alguma destas respostas seja negativa, fique atento, provavelmente seu site precisa ser modificado.

Para melhorar a usabilidade de um site otimizado basta ter uma estrutura de navegação coerente e intuitiva. Evite modelos novos para não afastar o internauta, eles estão acostumados com menu de links internos no alto ou na lateral da página.

Cuidado com os códigos que não podem ser identificados pelos bots de buscas, como por exemplo, os links em flash. Eles impedem a movimentação dos spiders e a fluidez do PageRank.

Por fim, cuide da aparência do site otimizado. Um design profissional é fundamental para gerar credibilidade. Mas não exagere! Simplicidade, beleza e funcionalidade podem andar juntas e ainda aumentar as conversões.


<< voltar