SEO – Otimização de sites e suas técnicas

SEO - Otimização de SitesSEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization (Otimização de Sites), em português ficaria algo como Otimização do Mecanismo de busca.
 
Mas o que significa dizer Otimização de sites?
 
Otimizar um site é aplicar um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo torná-lo mais amigável aos buscadores, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados naturais. (não pagos)
 
Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet.Os buscadores são como grandes avenidas na internet, por onde os internautas passam o tempo todo, quando desejam alguma informação ou produto. Portanto, o bom posicionamento permite que seu negócio seja encontrado pelo seu público no momento em que ele mais precisa!
 
Estar bem posicionado nos buscadores é tão importante para um negócio na internet quanto ter uma loja física em uma avenida bastante movimentada, por exemplo.
 

Como fazer a SEO – Otimização de sites?

 
Antigamente, pouco esforço e investimentos eram necessários para aparecer nas buscas orgânicas. A expressão Otimização de Sites nem ao menos era utilizada Isso porque, a internet tinha um número muito pequeno de empresas e usuários. Portanto, apenas a construção de um bom site, garantia um bom posicionamento nos resultados de busca. 
 
Hoje, devido a um intenso crescimento no número de sites, blogs, e-commerces, portais, redes sociais e principalmente usuários. Os buscadores tem critérios cada vez mais exigentes para os resultados de busca. Isso porque, seu objetivo é apresentar ao usuário exatamente o que ele procura. Daí começa o conceito do SEO.
 
Por exemplo: 
Se você digitar a palavra “casa” no Google, você terá milhares de resultados. Isso porque existe uma infinidade de informações referente à palavra “casa”.
 
Agora, quanto mais informações você acrescentar na busca, melhor os resutados. 
Por exemplo:
 
“casa”  (todos os sites que vendem, que falam sobre, que decoram, que pintam, que constroem, que financiam. Enfim, milhões de resultados)
“Comprar casa” (todos os sites que vendem casa, inclusive de brinquedo) 
“Comprar casa em São Paulo” (imbiliárias do estado de São Paulo)
“comprar casa no bairro Mooca em São Paulo” (imobiliárias da cidade de são Paulo)
“comprar casa de três dormitórios na Mooca em São Paulo”. (possivelmente encontrará anúncios bem específicos)
 
Repare que, a cada informação acrescentada, os resultados caem dos milhões para dezenas, facilitando assim a vida do usuário. Isso é Otimização do mecanisco de busca, o SEO.
 
Otimização de sites é exatamente o trabalho de facilitar a tarefa do buscador na hora de exibir estes resultados, para que ele mostre exatamente o que o usuário procura e não traga uma visita irrelevante ao site. Alguém que queira comprar uma casa, não vai querer entrar num blog que ensina como pintar uma casa. 
 
São centenas de critérios que os buscadores utilizam para exibir os resultados naturais:
 
Qualidade da construção do site. 
A linguagem de programação. A navegação, a quantidade de páginas dentro do site. As palavras-chave bem trabalhadas. O layout, a nomenclatura dos arquivos (fotos, vídeos, Pdf para downloads…)Tudo isso é avaliado pelo buscador. 
 
Quantidade de informação, Relevância da informação.
Todo o texto do site deve estar bem redigido, com informações claras e relevantes ao internauta. Quanto maior a quantidade e melhor a qualidade do conteúdo, melhor posicionado. 
 
Tráfego. Um bom indício para saber se a informação do site é boa ou não é quantidade de visitas que ele recebe. Os sites mais acessados ganham posições porque os buscadores entendem que se muitos internautas visitam, é porque encontram lá o que procuram.
 
Permanência no site. Este é um aspecto complementar ao trafego. Se um site é muito acessado, mas os internautas o abandonam em segundos, pode significar que existe um anúncio de má qualidade, ou uma informação enganosa direcionando visitantes para lá, e ao entrarem no site, percebem que não tem a informação que procuram ou tem dificuldade para encontrá-la. Nesse caso, mesmo com grande tráfego o site perde posição. Quanto mais tempo o internauta fica no site, mais páginas ele acessa, significa que encontrou o que está procurando e portanto, interagindo mais. Um trabalho bem feito em Otimização de sites, garante qualidade nesses critérios de avaliação. 
 
Uma outra vantagem Otimização de Sites é a economia. Um site que gera tráfego exclusivamente com links patrocinados está sempre refém dos leilões de cliques e precisa sempre aumentar o valor da campanha para manter ou aumentar essas visitas. 
 
Quando a empresa investe em Otimização de Sites, gradativamente aumenta seu tráfego, sem depender dos anúncios. Assim, quanto maior o tráfego, melhor o custo x benefício. 
 
Por exemplo:
 
Se o custo por clique da sua campanha é de  R$ 1,00. Para trazer 10mil visitas ao site você precisará de R$ 10mil. Para ter esse tráfego todo mês, seu investimento anual só na campanha será de R$ 120 mil. 
 
Agora, se você investir uma verba semelhante num projeto de Otimização de sites que consiga em dois anos, aumentar de 10 para 50 mil visitas mensais. Você deixaria de gastar R$ 600mil em campanha de Links. Bom negócio, não?
 
Por esse mesmo motivo, os buscadores tendem a ser cada vez mais criteriosos e exigem cada vez mais esforço das empresas para posicioná-las na busca natural, pois essa receita deixa de ir para as campanhas de Links, que é a fonte de receita do buscador.
 
Trabalhar a Otimização de sites, não descarta os anúncios pagos, mas complementa de forma significativa os acessos ao site, equilibrando melhor o orçamento e o planejamento de marketing digital

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