Loja Virtual – Cinco passos o Sucesso

Cinco passos para uma loja virtual de Sucesso.
 

Primeiro passo do sucesso de uma loja virtual. Seu produto vende na internet?

 
loja virtual - publiweb agência de marketing digitalAlgumas empresas se surpreendem ao constatar que sua loja virtual não tem nem de longe o mesmo desempenho da loja física. Isso aconteceu, provavelmente por não terem feito estudo de comportamento do consumidor. Copiaram para a internet o mesmo modelo de negócio da loja física, ou simplesmente apresentaram um produto que não tem busca relevante na web. 
 
Para evitar isso, um bom planejamento de negócios, que inclua um estudo de palavras-chave bastante detalhado deve ser o início das atividades na web. Se você quer vender seu produto online, deve saber como o seu consumidor procura por ele e como funciona seu modelo mental de compra, que é totalmente diferente do modelo mental de compra em uma loja física. 
 

Segundo passo do sucesso de uma loja virtual. Uma boa plataforma. 

 
Você fez o planejamento e já identificou que seu negócio é viável na internet. Já sabe como abordar seu público, então é hora de escolher a plataforma de sua loja virtual. 
Existe uma infinidade de opções, dos mais variados sistemas e preços.
 
As opções mais “em conta” são as lojas prontas, onde a sua loja faz parte de uma plataforma coletiva com “back end” estático e Front End com poucas alterações possíveis.  Apesar o do baixo valor de investimento, sua loja virtual não ganha aspecto profissional e fica amarrada em configurações que podem não permitir uma comunicação que se identifique com seu público. 
 
O investimento em uma plataforma mais flexível, que permita programação personalizada e Front End profissional permite ao empresário uma identidade da marca e uma experiência mais íntima com seu consumidor. 
 

Terceiro passo do sucesso de uma loja virtual. Método de pagamento.

 
Podemos dizer que o pagamento é o momento da verdade em sua loja virtual. Você já trouxe o cliente ao site, já fez ele clicar no botão comprar, agora tem que concluir a venda. É um momento de tensão. Ele não pode perder muito tempo, nem ter dificuldades para se cadastrar e concluir a transação. Se isso acontecer, certamente é venda perdida. 
 
A negociação direta com operadoras de cartão de crédito, sem intermediadores é vantajosa financeiramente. Porém, o prazo para disponibilizar o serviço no site é alto e o processo é bastaste burocrático. Intermediadores tem um custo variável maior, aumentam as etapas do carrinho de compras, porém, oferecem agilidade, segurança e credibilidade ao site.
 

Quarto passo do sucesso de uma loja virtual. Logística.

 
Focar apenas nos correiros? Ter uma solução de contenção associada? Contratar uma transportadora especializada? 
Num plano de negócios bem construído, certamente você terá essas respostas, pois elas dependem muito de fatores geográficos, tipo de produto, disponibilidade de centros de distribuição e a possibilidade de trabalhar com o estoque do fornecedor.
A logística de uma loja virtual pode ser muito diferente da física, ainda que vendam o mesmo produto. 
 

Quinto passo do sucesso de uma loja virtual. Atendimento – Suporte – Pós venda. 

 
Quem acha que o relacionamento termina quando o cliente confirma a compra, está muito enganado. Tudo começa agora. A melhor maneira de ganhar dinheiro na internet é vender mais para o mesmo. Portanto invista na experiência de compra e na fidelização, entregue mais do que o cliente espera receber. Não crie barreiras para oferecer suporte, esse é o calcanhar de aquiles de muitos e-commerce gigantes. O atendimento diferenciado pode fazer uma pequenaloja virtual ser muito mais lucrativa do que um grande. Mantenha seu cadastro de clientes atualizado e a comunicação com o mesmo de forma personalizada e frequente. Preste muita atenção nas compras feitas com boleto. Mais da metade dos internautas não concluem o pagamento simplesmente por pensarem que vão recebê-lo pelo correio. Uma boa equipe de pós venda pode evitar que sua loja virtual perca esses pedidos. 
 
Siga essas dicas e faça bons negócios online. 
 
A Publiweb é uma agência de Marketing Digital pioneira no Brasil e pode ajudá-lo em todos esses passos com a expertise de oito anos de sucesso. 

<< voltar