E-commerce e redes sociais

Imagine um lugar onde uma grande quantidade de pessoas passem grande parte de seu tempo. Neste lugar elas compartilhariam coisas, trocariam ideias, observariam o que os outros fazem e muito mais. Este seria um terreno fértil para vendas, certo? Pois bem, este lugar existe, são as chamadas redes sociais. Facebook, Google Plus, Twitter, Instagram e outras fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas, que buscam divertimento e lazer através delas. Mas esta ambiente há muito tempo deixou de ser apenas um lugar de entretenimento e passou a ser visto com bons olhos pelas empresas.
Qualquer empresa que busque de fato se expandir, tem que usar as redes sociais ao seu favor, pois é através delas que se obtêm a grande maioria dos acessos, perdendo apenas para sites de busca propriamente ditos. Portanto uma presença maciça neste tipo de rede pode render bons frutos ao seu e-commerce.
Cada uma das redes sociais tem uma estrutura, um foco de funcionamento e todos eles podem vir a servir seu empreendimento. O Twitter por exemplo te permite criar postagens curtas, de até 140 caracteres. Mas nestas postagens, você pode incluir fotos, links e escrever diretamente para certos contatos. Além disso o Twitter tem o que chamamos de Tranding topics, que são os assuntos mais falados da semana. Esta ferramenta pode te ajudar a saber o que as pessoas mais falaram durante a semana que se passou e encontrar insights para suas campanhas.
O Facebook além de te permitir criar fan pages, onde você pode postar conteúdo e atrair pessoas indiretamente, com o chamado marketing de conteúdo. Além disso a ferramenta do Facebook Ads que é o mecanismo de anúncios do Facebook. Esta é a mais visitada das redes sociais e faz parte de qualquer estratégia de marketing digital.
Já a rede social do Google, o Google Plus tem menos alcance do que o Facebook, mas permite que você melhore suas colocações nas buscas deste site, que é responsável por uma grande parcela das buscas.
Além disso, o Instagran te permite compartilhar imagens e é um dos aplicativos para smatphone mais usados no mundo. Ter presença nele é fundamental para que você consiga mais visitações e angariar mais vendas para seu e-commerce.
Uma das regras principais do e-commerce é estar amplamente disponível e atender seus clientes da melhor forma possível, além de ofertar produtos de qualidade. Para que você consiga saber de fato o que os clientes pensam e procuram. E as redes sociais são boas para isso, por que a relação com o cliente fica muito mais próxima e menos impessoal, mesmo sendo on line.
Assim, estar presente nas principais redes sociais não é uma escolha, se tornou praticamente uma obrigação para quem quer ter sucesso com e-commerce. Divulgar sua loja virtual através delas é fácil e pode te trazer resultados excelentes. Monte um planejamento de como você pode fazer isso de uma maneira que a abordagem traga bons resultados, com cuidado para que as pessoas se sintam bem com o que você posta e que você consiga cada vez mais angariar pessoas ao seu site.


<< voltar